O INSANE foi usado para modelar uma chapa de aço AISI 1010 submetida ao ensaio de tração direta, estudada numericamente por Mashayekhi et al. (2005) – Figuras 1(a). Utilizou-se malha de elementos finitos quadrilaterais de quatro nós (com 2×2 pontos de Gauss) – Figura 1(b). A simulação considerou condições de estado plano de tensões e o modelo constitutivo elastoplástico com dano proposto por Lemaitre (1985a,b), formulado segundo o Ambiente Teórico-Computacional desenvolvido em Penna (2011) e implementado na dissertação de mestrado de Monteiro (2013). As curvas carga normalizada (P/PL) versus deslocamento horizontal (dx) do nó 9 indicado na Figura 1(b) são mostradas na Figura 2, para o modelo de Lemaitre (1985a,b) implementado (a) com dano e (b) sem dano; para o modelo apresentado por Mashayekhi et al. (2005) (c) com dano e (d) sem dano. A Figura 3 ilustra a distribuição de dano ocorrido ao longo da análise.
Figura 1(a) – Dimensões do corpo de prova.
Figura 1(b) – Ensaio de tração direta: (a) modelo de um quarto da geometria usando condição de simetria; (b) malha de elementos finitos.
Figura 2 – Curvas carga normalizada (P/PL) versus deslocamento horizontal (dx) do nó 9
Figura 3 – Propagação de dano
Referências