Trabalhos de graduação


Estudo de Modelos de Campo de Fase para Análise de Fratura

Rafael Gollner Bayão

Trabalho de conclusão de curso de graduação - 2021

Download file

Resumo

O desenvolvimento de modelos que utilizam o Método dos Elementos Finitos para a análise computacional do processo de fratura é um campo de pesquisa muito vasto. Podem-se citar diversas formulações, publicadas ao longo das últimas décadas, que possibilitam descrever e prever o comportamento de estruturas com variados materiais, condições e propriedades físicas. Nesse sentido, os modelos de Degradação Elástica possuem uma extensa bibliografia e formulações com resultados excelentes para várias situações de análises. Apesar disso, recentemente, os modelos de Campo de Fase vem ganhando destaque por sua capacidade de prever as trajetórias de trinca de forma mais precisa e alcançarem resultados igualmente satisfatórios. Dessa forma, em vista a publicações recentes no desenvolvimento de modelos de Campo de Fase, esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica e implementações de formulações teóricas, junto a métodos de solução, modelos constitutivos e funções características desse método para análises quase-estáticas. Desse modo, incorporando novas ferramentas a um programa de simulação numérica, tal que seja possível realizar comparações de resultados entre modelos de Campo de Fase com os de Degradação Elástica.


Ambiente gráfico interativo para diagrama de interação de seções de concreto armado

Filipe de Paula Braga Silva, Flavio Torres da Fonseca, Leandro Augusto Campelo de Barros, Marcelo Paixão Pinto Rodrigues

Trabalho de conclusão de curso de graduação - 2005

Download file

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a implementação de um ambiente gráfico interativo para obtenção de diagramas de interação de seções de concreto armado. As seções podem ter qualquer forma geométrica poligonal e qualquer disposição de barras de aço e pode estar solicitada por um conjunto de esforço normal e momentos fletores, caracterizando desde uma flexão simples até uma flexão oblíqua composta. Em seções de concreto armado submetidas à flexão obliqua é necessária a definição da profundidade e da inclinação da linha neutra. Para cada posição da linha neutra que satisfaça as condições de equilíbrio são calculados os esforços resistentes, os quais são comparados com os esforços fornecidos, até que eles se equivalham dentro de certa tolerância. A implementação do ambiente é feita segundo a metodologia de programação orientada a objetos utilizando Java. A obtenção dos diagramas de interação baseia-se em uma discretização da seção em uma lista de pontos no plano da mesma. Os diagramas construídos baseiam-se em equações constitutivas do aço e do concreto fornecidas pela NBR-6118:2003.