Partição da Unidade com elevada regularidade para a análise de estruturas

• -

Partição da Unidade com elevada regularidade para a análise de estruturas

Débora Coelho Cordeiro Pinheiro, Felício Bruzzi Barros, Roque Luiz da Silva Pitangueira

CILAMCE 2015 - XXXVI Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering , Rio de Janeiro , 2015

Download file

Resumo

No Método dos Elementos Finitos Generalizados (MEFG) a aproximação é construída com base em funções de Partição da Unidade (PU) enriquecidas pela sua multiplicação por funções especialmente escolhidas para o tipo de solução a ser descrita. Esta é a mesma estratégia proposta no Método Sem Malha das Nuvens hp. A principal diferença entre estas duas abordagens de aproximação numérica para problemas de valor de contorno é o tipo de PU adotado. No MEFG são utilizadas as funções Lagrangianas de primeira ordem de continuidade C0, também empregadas nas formulações do Método dos Elementos Finitos. Já no Método das Nuvens hp são usadas funções de mínimos quadrados móveis propostas para este fim no Método dos Elementos Livres de Galerkin. Em (Duarte et al., 2006) e em (Barros et al., 2007) as funções de PU do MEFG são construídas com base na mesma estratégia do Método das Nuvens hp, possibilitando a obtenção de funções aproximadoras de continuidade do tipo Ck , onde k pode ser arbitrariamente definido. Neste trabalho, a partição da unidade de elevada regularidade é utilizada no Método das Nuvens hp. Esta estratégia é implementada na plataforma computacional INSANE (Interactive Structural Analysis Environment) e seu desempenho é avaliado em exemplos numéricos.