Estratégia global-local automatizada para o Método Dos Elementos Finitos Generalizados

• -

Gabriela Marinho Fonseca, Felício Bruzzi Barros, Humberto Alves da Silveira Monteiro, Larissa Novelli, Roque Luiz da Silva Pitangueira

CILAMCE 2019 - XL Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering , Natal , 2019

Download file

Resumo

O presente trabalho apresenta uma automatização da estratégia global-local aplicada ao Método dos Elementos Finitos Generalizados, avaliando sua performance na análise de problemas bidimensionais da Mecânica da Fratura Linear Elástica. Propõe-se uma estratégia automatizada de geração de problemas locais, definidos de modo a acompanhar a trajetória seguida por uma trinca. A solução do problema local, obtida com reduzida interferência do usuário do sistema computacional, enriquece um problema global único. Tal abordagem diminui significativamente o tempo gasto na simulação, que pode ser bastante elevado para problemas envolvendo a propagação de defeitos. A implementação computacional atuou na expansão do sistema INSANE (Interactive Structural Analysis Environment), um projeto de software livre desenvolvido no Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais. A abordagem proposta é validada através da simulação de problemas com solicitações diversas, buscando a correta obtenção dos fatores de intensidade de tens˜ao para os modos I e II de abertura. São consideradas as influências dos ciclos de análise global-local e de enriquecimentos polinomiais no problema global.